Novas regras para a Pesca Submarina na Região Autónoma da Madeira

Boas notícias para a Madeira.

Foi publicado no dia 14 de Novembro pela SECRETARIA REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCA. a portaria n.º 484/2016 que define as artes permitidas, os condicionalismos e os termos do licenciamento do exercício da pesca lúdica, nas águas marinhas da Região Autónoma da Madeira.

portariamadeira2016

Esta revisão da realidade legislativa anteriormente existente vem ao encontro das reivindicações que a comunidade de Pesca Submarina e a APPSA há muito defendem. A subida do número de exemplares passíveis de serem capturados que passa de 5 para 10 é talvez a medida mais representativa desta portaria.

A Pesca Submarina é a modalidade com menor impacto nos ecossistemas e populações, é de longe a mais selectiva e também a que mais preocupações têm com os problemas Marítimo-Ambientais.

Os Pescadores Submarinos, na sua generalidade, têm uma consciência ambiental mais evoluída e com valores morais e éticos na preservação do Ambiente, do Mar e dos seus Ecossistemas.

Foi um processo longo em que a APPSA se envolveu profundamente defendendo as suas posições com estudos e pareceres técnicos.

Um agradecimento á secretaria Regional da agricultura e pescas e aos vários organismos Regionais intervenientes nesta alteração, um agradecimento especial aos sócios Clemente Aguiar, Cláudio Vieira e ao Pedro Morna (Delegado da APPSA na Madeira) que tiveram um papel fundamental neste projecto.

É importante que todos percebam que apenas juntos temos força e capacidade para dialogar com os Organismos Governativos e outras entidades na defesa da Pesca Submarina.

Muito do trabalho da APPSA é um trabalho de bastidores, burocrático e reuniões que apenas tem visibilidade no médio e longo prazo.

É por isso importante que os pescadores Submarinos se unam em torno da APPSA e assumam as suas responsabilidades na defesa dos seus próprios interesses e para que todos possamos continuar a desfrutar desta nossa fantástica modalidade.

Recomendamos a leitura atenta da portaria.

Portaria n.º 484/2016

Grande Abraço para todos
A direção APPSA